• Sofia Py

Home Studio: o guia completo para você construir o seu 

O sonho de quem trabalha com áudio ou música, estuda, pratica regularmente ou, simplesmente, gosta de tocar seu instrumento musical é ter um espaço para criar e desenvolver os seus projetos com tranquilidade. E, muitas vezes, alugar um local para esse fim pode sair muito caro.

A melhor alternativa, nesse caso, é investir em um home studio. Um lugar na sua casa com acústica adequada em que você organiza todos os seus equipamentos e instrumentos musicais para obter gravações de qualidade.

Pensando nisso, pontuamos os principais elementos que você precisa levar em consideração na hora de construir o seu estúdio caseiro. Confira:


A acústica do home studio

A acústica de um estúdio tem ligação direta com a qualidade do resultado final da gravação. E isso também é válido para um home studio. Veja a seguir alguns cuidados que você deverá tomar na hora de construir ou instalar seu estúdio caseiro:


Isolamento sonoro

O isolamento sonoro do seu home studio impede que o som produzido por você se propague para fora do ambiente e que haja interferência de ruídos externos nas suas gravações, quer seja ruído aéreo ou de vibração. E, mesmo que você não tenha uma banda de heavy metal, é importante sempre pensar nos vizinhos, não é?

Para assegurar minimamente a estanqueidade sonora de seu home studio, você deverá trocar a porta e a janela do ambiente por modelos com maior capacidade de isolamento acústico. Se você estiver montando o home studio em um apartamento, pode ser necessário investir em um sistema de piso, paredes e forro flutuantes, conhecido como box-in-a-box.


Condicionamento acústico

Já o condicionamento acústico controla a qualidade sonora do seu home studio, equilibrando graves, médios e agudos. Em outras palavras, o condicionamento acústico assegura uma melhor percepção das notas musicais e das letras das canções.

Para melhorar o condicionamento acústico do seu estúdio caseiro, é importante investir em bons materiais e sistemas de absorção e difusão sonora. Existem diversos tipos de painéis e, para escolher qual utilizar, você precisa definir qual será o uso do seu estúdio e, com isso, dar sequência no seu planejamento e execução.

Mas, se você precisa de uma ajuda para construir o seu estúdio caseiro, converse com os nossos experts em acústica!


Equipamentos necessários para um home studio


O orçamento de um home studio é muito mais baixo do que o orçamento de um estúdio de gravação profissional. Contudo, para obter um som de qualidade, é importante investir em alguns equipamentos, como:


Computador (e programa de edição)

O computado é um dos principais equipamentos quando falamos de gravação e processamento de áudio. É com ele que você irá conseguir manipular e editar o som como deseja. Por ser uma peça chave no home studio, um computador ou notebook de alta qualidade e desempenho é imprescindível. Quando falamos de processamento de áudio, é importante atentar para os seguintes critérios:

  • Processador: escolha um equipamento que tenha um processador com desempenho suficiente para suportar todo o trabalho realizado, sem comprometer a qualidade do material;

  • RAM: a memória RAM é o diferencial para usar programas de produção e edição musical. Se você quer trabalhar com calma e sem ter o software fechando a toda hora, leve isso em consideração;

  • Armazenamento interno: dependendo de quanto material você vai gravar, é necessário comprar um computador que tenha espaço em HD para armazenar todo o conteúdo.

Interface de áudio

Além de ter um computador de alta qualidade, é importante apostar em uma interface de áudio para conectar instrumentos no computador, assim como processar o som depois. No caso do home studio, é esse equipamento que irá permitir que o som seja gravado de maneira digital, mantendo a fidelidade do áudio no processamento das gravações. Existem inúmeras opções de interface de áudio, então pesquise bem para entender as suas necessidades antes de escolher o produto.


Fones de ouvido de alta qualidade

Para perceber o som em todas as suas nuances e detalhes, é necessário um headphone de alta qualidade. Não economize neste item, pois ele fará toda a diferença no resultado de seu trabalho.


Monitores de áudio

Os monitores de áudio são caixas acústicas que reproduzem as frequências audíveis de forma balanceada, plana, sem qualquer tipo de modificação do som gravado. Essas caixas de som são um grande investimento, pois prometem entregar o áudio com perfeição.


Microfones

Se os microfones são fundamentais em estúdios profissionais, no home studio não seria diferente. Afinal, são eles que capturam os sons das vozes, dos amplificadores e dos instrumentos musicais.

É importante determinar a finalidade do seu estúdio antes de comprar esses equipamentos para, então, planejar e entender quais serão os equipamentos mais adequados ao seu objetivo. Você pode escolher entre duas opções de microfones: os dinâmicos e os condensadores.

Microfones dinâmicos captam o som de maneira direta e são menos sensíveis. Por isso, são comumente usados para captar o som de guitarras, instrumentos de percussão e outros. Já os microfones condensadores são mais sensíveis e conseguem captar sons mais sutis e delicados, por isso são muito usados para captar voz.


Controlador MIDI

Musical Instrumental Digital Interface – MIDI é um sistema que permite que um teclado controlador equipado com esse recurso, ao ser tocado, envie comandos a um receptor que decodifica as informações e transmite o som de acordo com o objetivo de quem está manuseando.

A troca de timbres, o controle de volume, os efeitos, o sincronismo e diversas outras aplicações, por exemplo, são feitos de forma simultânea, ou seja, o som é modificado assim que o teclado é tocado. O mesmo pode ser feito em um computador, por meio de um controlador MIDI específico (pode ser um teclado ou outroinstrumento) e um receptor, por exemplo, uma placa de áudio que vai ler esses dados e transmiti-los diretamente ao software de edição.

Assim, uma gama de possibilidades foi criada a partir da praticidade do manuseio dos sons ocupando um pequeno espaço físico e o MIDI se tornou o principal facilitador da produção musical caseira, em home studios.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas para te ajudar a montar o seu home studio! Para saber mais sobre estúdios e acústica, acompanhe o nosso blog.

30 visualizações0 comentário