• Sofia Py

Abbey Road: conheça o estúdio de gravação que os Beatles tornaram mundialmente conhecido

Atualizado: 25 de ago.

Até hoje, os Beatles são considerados como o mais importante grupo musical de todos os tempos, não só por disseminarem a cultura das bandas no cenário do rock – até então protagonizado por Elvis, Chuck Berry e Little Richards – mas por terem transformado toda a cadeia de produção e consumo de música no século passado.

John, Paul, George e Ringo tiveram inúmeros momentos marcantes na história da música, tanto como banda como, também, como solistas. Contudo, uma das imagens mais icônicas e marcantes da banda é aquela em que os quatro estão atravessando a rua bem em frente ao Abbey Road Studios, local em que gravaram praticamente todos os seus discos, e que viria a se tornar a capa do penúltimo álbum lançado pela banda, com o mesmo nome dos estúdios: Abbey Road.



Esse álbum, com canções que são consideradas como sendo algumas das melhores de todo o repertório dos Beatles, também eternizou o lugar em que a foto de sua capa foi tirada a ponto de, até hoje, milhares de pessoas visitarem o local. O estúdio até instalou uma webcam que transmite as pessoas atravessando a rua, 24 horas por dia.

O disco, produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records, foi lançado em 26 de Setembro de 1969, e é considerado um dos 200 álbuns definitivos pelo Rock and Roll Hall of Fame. Alguns meses depois, em 8 de Maio de 1970, os Beatles ainda lançariam um último álbum, Let it be, que havia sido gravado antes de Abbey Road mas que, devido aos frequentes conflitos internos da banda, só foi lançado depois. O recente documentário Get Back mostra exatamente o processo de construção do álbum Let it be. Mas isso é assunto para outro post.

Hoje vamos falar sobre o Abbey Road Studios, um lugar mágico em que, além dos Beatles, também gravaram grandes nomes da música pop, como Pink Floyd, The Police (em sua antiga formação), The Holies, Oasis, Duran Duran, Spice Girls, Amy Winehouse, Adele e muitos outros. Artistas brasileiros como Roberto Carlos, Roupa Nova e Skank, por exemplo, já gravaram lá também!


A história do estúdio


O Abbey Road Studios, antes conhecido como EMI Studios, é um complexo de gravação e produção musical localizado em Londres, Inglaterra, na rua Abbey. Ele foi fundado em 1931 e, hoje, é o estúdio de gravação mais famoso do mundo. Na época, a EMI comprou o prédio por 100 mil libras, o que equivaleria, nos dias de hoje, aproximadamente a 630 mil reais.

Em menos de 100 anos, os estúdios protagonizaram alguns dos momentos mais marcantes da música pop mundial. Dá uma olhada no que já aconteceu por lá:

· A gravação de “All You Need is Love”, dos Beatles, a primeira transmissão ao vivo, via-satélite, para todo o mundo, em 25 de junho de 1967;

· A gravação de “Body and Soul”, parceria entre Tony Bennett e Amy Winehouse;

· A gravação de “Skyfall”, de Adele, que é trilha sonora do filme de James Bond que tem o mesmo nome.

Até já escreveram um livro sobre o Abbey Road Studios, que eu citei num outro post aqui no blog.


Abbey Road Studios por dentro


O Abbey Road Studio é composto por 6 estúdios, que são: Studio One, Studio Two, Studio Three, The Gatehouse, The Front Room e The Penthouse. Vamos conhecê-los mais um pouco?

O Studio One é o maior estúdio de gravação do mundo, podendo acomodar confortavelmente uma grande orquestra sinfônica. Foi palco de gravações das trilhas sonoras icônicas de filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, Skyfall e até os lançamentos mais recentes de Vingadores.




















Já o Studio Two, era o preferido dos Beatles, onde gravaram mais músicas, e o tornaram ainda mais conhecido. Com design exclusivo, cabines de isolamento modernas, acústica aconchegante e história incomparável, tornou-se um dos estúdios mais reconhecidos e procurados do mundo. Além dos Beatles, figuras como Pink Floyd, Oasis e Adele também cantaram por lá.



O Studio Three foi reformado recentemente, e hoje é considerado como uma das melhores salas de som de Londres. Conta com uma mesa de mixagem projetada sob medida e com equipamentos modernos capazes de garantir a experiência perfeita para quem deseja gravar.


O The Gatehouse e o The Front Room são estúdios menores, perfeito para uma pequena banda ou ato vocal e oferecem pacotes opcionais de aluguel de equipamentos vintage. Recentemente, recebeu figuras como George Ezra, JP Cooper e James Bay.




O Penthouse foi projetado para comportar uma produção musical de ponta e gravações em pequena escala. Conta com uma moderna sala de gravação e mixagem, totalmente digital, que já recebeu Ariana Grande, Nick Cave, além de gravações de Star Wars e Mary Poppins.


Patrimônio histórico britânico

Em 2010, o famoso Abbey Road Studios foi classificado como patrimônio histórico pelo governo britânico, assim como a faixa de pedestres que os Beatles aparecem cruzando na icônica foto. O estúdio de gravação foi classificado como um edifício tombado nível 2 (a segunda categoria mais importante no elenco dos patrimônios da Grã-Bretanha).

De acordo com Margaret Hodge, parlamentar britânica, o local produziu algumas das melhores faixas do mundo, teve – e ainda tem – um grande papel em definir a música britânica.

Ainda sobre a construção, Hodge aponta que reconhece a enorme importância cultural do Abbey Road Studios e que a medida visa garantir que artistas das próximas gerações possam continuar gravando e fazendo música nas mesmas salas em que gravaram importantes artistas britânicos. O governo também afirmou que a nomeação do prédio como patrimônio foi definida não pela importância arquitetônica da construção e, sim, pelo seu mérito histórico.


O Abbey Road Studios hoje

Depois do enorme sucesso do estúdio, a marca Abbey Road Studios se estendeu para fora da Inglaterra. Hoje, você pode visitar outros estúdios com o mesmo nome em Paris, Sydney, Amsterdã, Frankfurt e Miami.

Atualmente, além de gravar música, os estúdios oferecem cursos técnicos, como: pós-produção para filmes e TV, teoria musical e engenharia de som. Muito legal, né?


Visite o Abbey Road Studios


Se um dia você estiver por Londres e quiser visitar o famoso Abbey Road Studios, o caminho mais fácil é pelo metrô – ou, como eles chamam na Inglaterra, the tube.

A estação mais próxima é a St. John's Wood, na linha Jubilee. Ao sair da estação, caminhe pela Grove End Road, por cerca de 5 minutos, vire a direita e você chegará à famosa faixa de pedestres cruzada pelos Beatles!

Agora, mesmo que uma viagem a Londres não esteja nos seus planos, você pode conhecer em detalhes toda a história do Abbey Road Studios, contada por Brian Southall, Peter Vince e Allan Rouse no livro Abbey Road: the recording studios that became a legend.


Esperamos que você tenha gostado de conhecer em detalhes o estúdio de gravação que os Beatles tornaram mundialmente conhecido. Para saber mais sobre estúdios e acústica, acompanhe o nosso blog!


43 visualizações0 comentário