• Lineu Passeri Jr.

Livros de acústica: 8 obras que você precisa ler!

Atualizado: 15 de ago.

Manter o hábito da leitura é fundamental para a saúde. Entre os principais benefícios, citamos: aprimora o pensamento crítico, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e, claro, ajuda a absorver conhecimento.

No caso da acústica, manter-se atualizado sobre novas descobertas e outros pontos de vista é muito importante para quem quer entrar ou se especializar na área.

Pensando nisso, criamos uma lista com os 8 melhores livros de acústica que você precisa ler. Aqui, você encontrará clássicos, livros nacionais e internacionais. Vamos lá?


Melhores livros de acústica

“Acústica aplicada ao controle de ruído”

O primeiro título da nossa lista de livros é “Acústica aplicada ao controle de ruído”, do Prof. Dr. Sylvio R. Bistafa.

Nessa obra, o leitor se aprofunda nas grandezas da acústica, aprendendo de maneira simples e articulada. O mais legal desse livro é que, ao terminar, você conseguirá colocar em prática algumas atividades para desenvolver projetos ligados ao controle de ruído.

De forma didática, o autor apresenta a formulação dos fenômenos ligados ao som com uma linguagem matemática em nível de curso técnico. Em outras palavras, é importante ter um conhecimento básico na área para entender todas as referências dessa obra.

Por isso, esse livro é muito procurado por pessoas que estão em cursos de graduação, pós-graduação, treinamento ou especialização em engenharia, arquitetura e urbanismo ou música.


“Acústica de Salas - Projeto e Modelagem”

Dando sequência à lista, temos “Acústica de Salas - Projeto e Modelagem”, de Eric Brandão. Nessa obra, você entenderá os princípios da modelagem e caracterização da propagação do som em recintos com exigências acústicas específicas.

Com esse livro, você irá aprender os conceitos básicos do som, seus fenômenos, a propagação sonora em ambientes, cálculos, medição de parâmetros, tratamento acústico de ambientes e muito mais.

Sendo assim, essa obra é indicada tanto para alunos de arquitetura e física, como professores e profissionais que atuam na área de criação e desenvolvimento de projeto acústico de salas.


“Master handbook of acoustics”

O terceiro título da lista de livros de acústica é o clássico “Master handbook of acoustics”, escrito por F. Alton Everest. Sem tradução para o português, essa obra é um incentivo para aprender inglês, uma vez que ensina a projetar e construir ambientes com alta qualidade acústica.

Assim, se você quer uma base para planejar um estúdio caseiro ou até mesmo um estúdio de gravação de grande escala, coloque esse livro no seu carrinho de compras (não antes de conferir os nossos tutoriais e passo a passo do blog).

Com instruções teóricas e conselhos práticos, “Master handbook of acoustics” foi escrito por renomados especialistas na área e refinado por várias edições. Assim, procure por edições mais recentes para se manter atualizado em relação aos fundamentos de acústica.


“The physics of musical instruments”

Falando ainda de autores internacionais, recomendamos também o livro “The physics of musical instruments”, por Neville H. Fletcher e Thomas D. Rossing.

Essa obra descreve os resultados de investigações sobre a produção de sons musicais. Então, se você curte música, essa é uma ótima recomendação para você!

Para entender profundamente todos os ensinamentos, é necessário ter uma compreensão razoável de física e matemática. Assim, você irá compreender perfeitamente o mecanismo por trás do funcionamento da maioria dos instrumentos tradicionais atualmente usados na música ocidental.


“Análise acústica da fala”

Este livro de Charles Read aborda conhecimentos essenciais sobre métodos modernos para a análise da acústica da fala.

Com essa obra, escrita para um leitor que possua conhecimentos básicos de acústica e física, é possível que ele se aprofunde nos métodos e medidas da ciência da fala, ou seja, fonoaudiologia, psicologia e, até mesmo, linguística.

Para quem atua - ou quer atuar - numa dessas áreas, esse é um exemplo de livros de acústica que precisam não apenas ser lidos, como também estudados.


“Sinais e sistemas”

A obra “Sinais e sistemas”, de Alan V. Oppenheim e Alan S. Willsky é considerada um verdadeiro clássico quando falamos de livros de acústica.

Esse livro aborda conceitos e práticas da manipulação de sinais e sons, por meio de uma didática não convencional. Por isso, essa é uma leitura obrigatória não só para estudantes de arquitetura e acústica, como também para engenheiros e profissionais interessados na área.


“Acústica nos edifícios"

Se você procura algum conteúdo para aprender sobre o condicionamento acústico de edifícios, este livro do Jorge Patrício é o que você precisa.

Em “Acústica nos edifícios”, o autor aborda alguns métodos utilizados por arquitetos e engenheiros para avaliar projetos de edificações, procurando problemas e soluções acústicas.

De uma maneira didática e envolvente, Patrício também conscientiza o leitor acerca da importância de se pensar em controle de ruído e proporcionar condições acústicas adequadas para construções residenciais e corporativas.


“Acoustics and the performance of music”

Essa obra de Jürgen Meyer e Uwe Hansen é a última recomendação dessa lista de livros de acústica imperdíveis.

Sem tradução para o português, “Acoustics and the performance of music”, é um livro muito interessante que aborda análises no campo de instrumentos musicais, acústica de salas e psicoacústica em aplicações na performance musical.

Diferentemente dos outros livros, essa obra dispensa detalhes matemáticos e prefere explicações conceituais e representações pictóricas para tornar a interpretação dos processos acessível a todos.


Aprenda sobre acústica no falando de acústica!

Esperamos que você tenha gostado das nossas recomendações de livros de acústica e, se tiver faltando alguma obra na lista, deixe a sua indicação aqui nos comentários.

Para ficar por dentro de conteúdos sobre acústica, home-studios e estúdios de gravação, acompanhe o nosso blog.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo