top of page

Estúdios profissionais de gravação

Atualizado: 12 de mai. de 2020

Olá, pessoal!


É um grande prazer, para mim, poder dividir com vocês, aqui no blog FALANDO DE ACÚSTICA, o conhecimento e a experiência que eu acumulei nos últimos 20 anos, elaborando projetos e prestando serviços de consultoria acústica para mais de 300 clientes de todos os tamanhos e segmentos: industrial, comercial, residencial, governamental, escolar, hospitalar, hoteleiro, de serviços, de broadcast, de esportes, lazer e cultura.


Também dediquei – e dedico – uma parcela importante de meu tempo participando de congressos, de encontros setoriais e de atividades de ensino e pesquisa que, entre outras coisas, contribuem para a renovação e a atualização do meu conhecimento técnico.


Nesta primeira publicação, eu quero mostrar para vocês um artigo que publiquei em co-autoria com o Prof. Dr. Sylvio Bistafa, da Poli-USP, no First Panamerican/Iberian Meeting on Acoustics, realizado em Cancún em 2002, intitulado “Brazilian professional recording studios: analysis and diagnostic of their acoustical properties”, tratando das propriedades acústicas de estúdios profissionais de gravação de áudio.

Neste artigo, são apresentados os resultados comparativos comentados das características acústicas de um estúdio profissional (composto de sete salas de gravação e sete salas técnicas), por intermédio da apropriação de grandezas acústicas tais como nível de ruído de fundo, EDT (Early Decay Time) e T30.


De posse desses resultados, nós analisamos as soluções de projeto de cada ambiente, verificando a sua adequabilidade às necessidades acústicas e à tecnologia contemporânea de gravação, visando à determinação de parâmetros para a elaboração de projetos técnicos específicos.


Então, é só baixar o pdf em nosso conteúdo exclusivo! Eu espero que vocês gostem. E, se tiverem dúvida ou quiserem fazer algum comentário, fiquem à vontade. Boa leitura!








304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page